Você provavelmente já viu na internet ou na televisão a famosa imagem de satélite da Península Coreana durante a noite, contrastando a iluminada Coreia do Sul (olha como o Capitalismo é bom e traz desenvolvimento!) e a apagada Coreia do Norte (olha como o comunismo é atrasado e improdutivo!). Vamos abordar 8 pontos neste artigo para refutar tal argumento e convido você, independente de qual espectro político pertença, a ler o mesmo por completo. Quero mostrar que você pode ser contra o socialismo e a Coreia do Norte sem cair ou se utilizar das mentiras e manipulações governamentais e midiáticas.
1. Qual a verdadeira imagem?
Todos afirmam estar seguindo as imagens tiradas nos últimos anos, mas nelas vemos nitidamente que as luzes não coincidem. Nas primeiras vemos que há luz em todas cidades, mesmo que de maneira sutil e havendo uma concentração na região da capital Pyongyang. Curiosamente nas últimas imagens vemos que não há luz nem na capital, estando o país inteiro no escuro.
Qual imagem é a verdadeira? Como em algumas imagens mostram uma iluminação em todo o país e outras mostram uma escuridão total? Por que em algumas podemos observar barcos no mar e em outras não?
2. Geografia da Península Coreana
Uma questão de suma importância e que não pode ser ignorada nessa discussão é a geografia da Península Coreana. Vamos observar o mapa físico de ambas Coreias:
Como podemos observar, existe uma cordilheira que atravessa a península, afetando principalmente a Coreia do Norte. Se voltarmos à imagem do satélite, vemos que na parte por onde passa a cordilheira na parte Sul há pouca luz.
Agora se observamos a parte Norte, veremos que a cordilheira ocupa cerca de 80% da superfície norte-coreana e, além disso, vemos que as montanhas são bem mais elevadas. Então não é que não há luz nessas áreas, a questão é que as pessoas não vivem nelas.
3. Imagens de cidade por cidade
Uma maneira bem confiável de observar a "escuridão" na Coreia do Norte é, certamente, ir para as cidades e vilas do país, uma a uma, e ver se elas são iluminadas ou não:
- Pyongyang:
- Hamhung:
- Hoeryong:
- Namp'o:
- Wonsan:
- Chongjin:
Outros locais:
Campo de Esqui de Masik |
Hotel Hyangsan |
Complexo hidráulico do Mar Oeste |
Parque de Atrações de Wonsan |
Parque da Juventude de Kaeson |
4. Quem fornece a imagem?
A imagem de satélite é fornecida pela NASA, uma agência do governo norte-americano, país que segue em guerra com a Coreia do Norte. Como se isso não fosse o suficiente, os dois países possuem ideologias concorrentes: o socialismo da RPDC contra o capitalismo dos EUA. Essa imagem não poderia ser uma guerra de propaganda? Se a Coreia do Norte mostrasse uma imagem por um de seus satélites de um território norte-americano escuro, você acreditaria nela? Bom, aqui o oposto é verdadeiro.
5. Manipulação e censura prévia
Em ocasiões anteriores, para preservar seus interesses, vários lugares do mundo tiveram suas imagens via satélite adulteradas/censuradas. Vamos exemplificar alguns desses casos:
Palácio Real de Amsterdam |
Base militar de Vlissingen |
Aeroporto Minamitorishima |
Base Aérea de Volkel |
Regimento Estratégico de Transmissões Número 22 (RETES22), em Madrid. Imagem que não está em concordância com seu entorno e que se a aproximarmos veremos que há imagens sobrepostas:
E no Bing, podemos observar que a mesma imagem está censurada:
-----------------------
Reservas Militares de Xinshe (Taiwan), outra imagem com sobreposição |
Norte do HAARP dos EUA |
A Coreia do Norte, apesar da mídia dizer que não tem eletricidade e que vive no escuro, exporta 5% de sua sua energia segundo o Banco Mundial:
7. O livro "A Country of Cities"
Se pegarmos o livro "A Country of Cities" (Um país de cidades), podemos observar uma imagem de satélite totalmente diferente das que estamos acostumados a ver, com ambas as Coreias brilhantes. Esqueceram de apagar as luzes da Coreia do Norte?
8. O futuro da eletricidade na Coreia
Atualmente a Coreia do Norte está realizando um projeto para um aumento em grande escala na produção de eletricidade e, para isso, está construindo nada menos que 9 usinas hidrelétricas, reabrindo sua usina nuclear e construindo painéis solares por todo o pais.
Central Nuclear de Yongbyon |
Hidrelétrica de Chongchongang |
A energia Eólica também está sendo introduzida |
Energia Solar introduzida recentemente em ruas e construções:
O ocidente mente.
ResponderExcluirQuerido, ao invés de acreditar em achismos seus sobre onde as pessoas moram na coreia do norte, por que vc não busca pessoas que moraram na coreia do norte e pergunta para elas, entreviste-as se conseguir, vai atrás, encontre livros, artigos etc. Por que uma coisa eu digo, entre as suas 'provas' baseadas em pesquisas do google na internet e achismos, e relatos de refugiados, prefiro o último. Por que, de informação do ocidente para informação do ocidente, prefiro as dezenas de relatos que já li, de pessoas que contam toda a sua vida nesse país em detalhes do que fotinhos do google.
ResponderExcluirRefugiados já foram pegos mentindo ou entrando em contradição diversas vezes (Park Yeon Mi é o maior exemplo disso). Isso sem falar que ganham dinheiro para aparecer em programas de auditório. Tudo isso faz com que pesquisas científicas certamente sejam muito mais confiáveis do que relatos contraditórios que quem ganhou dinheiro de emissoras de TV
Excluirse o ocidente mente, esse site também mente rs
ResponderExcluirGostei de voc^. Você não é aluninha de professor comunista.Você consegue ver mais longe.
Excluir