domingo, 28 de agosto de 2016

Falácias anticomunistas - Parte 1: O Socialista de Iphone

Abrirei aqui a série de artigos para refutar e desmentir falácias que são utilizadas contra o socialismo/comunismo.

Uma das mais comuns e que, inclusive, nomeia uma famosa página de Facebook é a do "socialista de Iphone", aludindo que nós comunistas não podemos usufruir de bens "produzidos pelo capitalismo". Na abordagem, tentarei ser o mais simples e didático possível.



Para começar, não posso deixar de citar que Marx nunca, em suas obras, proibiu o proletariado de adquirir mercadorias. Temos de lembrar que o marxismo não prega voto de pobreza.

E vamos ao principal: o capitalismo não produz nada sem força de trabalho. Os donos da Apple não produziriam a demanda que produzem sozinhos, sem o proletariado. Para atender suas demandas e atingirem os objetivos de lucros (e acumularem ainda mais capital), eles exploram sem dó a mão-de-obra de milhões de trabalhadores mundo afora. E nós, que também temos nossa força de trabalho explorada,  adquirimos essas mercadorias através da pequena parte (migalhas) do capital que nos é repassada e sendo assim não há, definitivamente, qualquer incoerência em um socialista adquirir produtos. O que vivenciamos é um esquema compartilhamento dos frutos (mercadorias e serviços) de nosso trabalho, o que em si absolutamente não é nada errado. A parte abominável é que praticamente todo o lucro produzido através da nossa força de trabalho se concentra com a minoria que detém os meios de produção e que, por sua vez, nada produz: A burguesia. Então volto a frisar: o capitalismo não produz nada! Quem produz é o proletariado.

Entendam que o socialismo não é inimigo da tecnologia e de mercadorias, ao contrário do que a propaganda anticomunista tenta vender por aí, mas sim se opõe à relação abusiva promovida com a classe burguesa contra a classe trabalhadora. Tanto que a própria tecnologia do celular teve origem na U.R.S.S., em 1957, e hoje na Coreia do Norte há produção de equipamentos/aparelhos tecnológicos.

Líder da República Popular Democrática da Coreia visitando uma fábrica de SmartPhones do país em 2013.





Um comentário:

  1. Conheci seu blog ontem pela página "É de esquerda mas - versão marxista".
    Eu também tenho um blog sobre política, criei a pouco tempo, não sei mas prefiro me comunicar por aqui que pelo face onde tem aqueles imbecis nos comentários enchendo o saco.
    Gostei dos dois textos: da Coréia do Norte (o mito sobre ser escura) e essa do Iphone (sempre tem um babaca pra falar isso).
    A pouco tempo a jornalista Cynara Menezes (Socialista Morena) começou a vender canecas pra ajudar na manutenção do blog dela e vários idiotas (inclusive dessa página "Socialista de iphone") a criticaram. Eles esquecem que é justamente a esquerda a representação real do trabalho e do trabalhador.
    Beijos!!

    http://via-esquerda.blogspot.com

    ResponderExcluir